top of page

 Sobre a artista: 

Artista autodidata, nasceu em em Piratuba, extremo oeste de Santa Catarina, em 1953. 

Em 1990 realizou sua primeira exposição.

Em 1992 participou da Mostra Internacional de Arte Ingênua e Primitiva do SESC Piracicaba - SP. Em 1994 recebeu um Prêmio de Aquisição na então Bienal Internacional de Arte Naif de Piracicaba e menção Honrosa no 1º Salão Santos Dumont, de Florianópolis - SC.

Em 1998 recebeu prêmio divulgação (cartaz) na Bienal Naif do Brasil no SESC Piracicaba - SP.

Em 2000 foi novamente selecionada na V Bienal Naif do Brasil no SESC Piracicaba - SP.

Em 2001 aceitou o desafio de fazer uma temática - Trabalho e Lazer, onde participou de uma itinerante no estado de SP.

Em 2003 foi novamente convidada para novo desafio pelo Clube de Criação/SP, onde participou com a criação de obra para o livro Anunciante do Ano, sendo muito parabenizada pelo maravilhoso trabalho.

Em 2004 foi mais uma vez selecionada para a VII Bienal de Piracicaba SP.

Em 2005 passou a fazer parte do projeto do SESC até 2007 com o título “A dama da pintura primitivista em Santa Catarina”. Viajando então por várias cidades proferindo palestras sobre sua vida/arte e sobre a Arte Naif, para professores e alunos do ensino superior assim como ofcinas de arte Naif para crianças.

Em 2006 passou novamente pelo crivo dos críticos de artes para participar de uma coletiva internacional no Centro Cultural de Chicago, sendo a única Catarinense selecionada para a mostra. Neste mesmo ano ganhou um comentário sobre sua obra do crítico e jornalista Oscar D’Ambrósio, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica-seção Brasil).

Em 2007 participou do 3º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional sendo capa de divulgação.

Em 2008 participou da mostra na galeria Tabatinga na Suíça representando Santa Catarina. Ao lado de grandes artistas como, José Sabóia, Iracema Arditi, Antonio Poteiro entre outros.

Em 2010 comemorando 20 anos de artes foi convidada para uma individual no Museu Histórico Cruz e Souza em Florianópolis e também na escola Cervantes, e câmara dos vereadores.

Em 2011 participou da mostra alusiva ao dia da Consciência Negra.

Em 2012 participou da coletiva para criança “Era uma vez a casa”, dando voo mais alto atingiu o mercado Europeu participando da Expor Arezzo sendo a única e a 1° Naif a entrar no estato da galeria Tartaglia Artes, foi destaque das personalidades de Piratuba sua terra Natal, e participou da mostra coletiva de artistas Brasileiros em Roma Itália, e fez a inauguração do espaço Erê.

Em 2013 Individual primavera de Tercília na Casa Açoriana Santo Antônio de Lisboa.

2014 - Participou da 12ª edição da Bienal Naïf do Brasil no SESC de Piracicaba SP.

2017 - Representou Santa Catarina no projeto arte 1.

2018 - Fian Prêmio Menção Honrosa 2019 - 2º Enanco Encontro nacional de Artistas Naïf no Centro Oeste Goiânia GO

2019 - Fian Festival Internacional de Arte Naïf em Guarabira - PB

2019 - Os Jardins da Infância de Tercília - Editora UDESC

2020 - MFC COVID 19 parceria com FIAN/Brasil Musée Internacional de Arte Naïf de Magog - Canadá.

2020 - Intercambio Brasil/Itália projeto arte e fronteira. Participou da inauguração da galeria municipal do Mercado Público de Florianópolis. Fez uma individual no MASC. Participou da coletiva de talentos Brasileiros na ArtGallery em Firenze/Itália. Amostra coletiva no Cito Italiano, praça XV em Florianópolis.

Tercília dos Santos é referência em pintura Naïf no Brasil. Consagrada pela critica especializada, artista Catarinense comemora 30 (trinta) anos de carreira em 2020. Sua obra é inspirada nos personagens, histórias e cores da infância, em Piratuba região rural de Santa Catarina, onde nasceu em 1953. Uma trajetória de sucesso com prêmios nas bienais de arte Naïf e exposições individuais e coletivas em Museus e Galerias, no Brasil e exterior

foto.jpg

EXPOSIÇÕES

2023 - Artista Homenageada da Exposição "Mamáfrica: Ancestralidades Africanas no Brasil e Cuba", CAIXA Cultural Salvador e São Paulo

2023 - Exposição Individual "Tercília dos Santos: A Herança Negra na Cultura Brasileira" - Centro Integrado de Cultura, CIC, Florianópolis

2022 -  Circuito Poéticas da relação: uma errância enraizada - Museu Victor Meirelles, Museu da Escola Catarinense , a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Memorial Meyer Filho, Florianópolis, SC 

2021 - Binaif Bienal Internacional na cidade de Socorro, São Paulo

2021 - II Mostra Literária de Paraty Mulheres na Literatura um poema Naif, Paraty, RJ Minimuseu de arte Naif de Paraty, Rua do Comércio, 377, RJ

2019 - Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro, São Paulo I Mostra literária, Literatura Brasileira na visão Naif, Paraty, RJ 2019 - Um olhar Naif no Espaço Bartho-Naif, as margens do Rio São Bartolomeu, DF

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

Museu do Sol - Penápolis, SP

Mini Museu Naïf (MIMAN) - Paraty, RJ

Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Florianópilis, SC

Barthô Naif – Brasília, DF

 

EXPOSIÇÕES VIRTUAIS

2019 - Exposição sobre COVID 2019 na Bomblô.com em Brasília, DF

2020 - MFC Covid 19 parceria com FIAN/Brasil Museé Canadá

2020 - Exposição Internacional de Arte Naif e Magog-Canadá

2020 - Projeto de Arte sem Fronteira, Parceria FIAN/Naif Brasileiros com Eugenia Harten  Fundação Cultural Brasileira na Itália.

PARTICIPAÇÕES EM SALÕES E PREMIAÇÕES

2018 - Homenageada pela Academia Catarinense de Letras e Artes pelo conjunto da obra

2018 - FIAN (Exposição Internacional de Arte Naïf) Guarabira - PB

2004 - Bienal de Arte Naïf do Brasil SESC / Piracicaba - SP

1998 - Bienal de Arte Naïf do Brasil Prêmio Divulgação (cartaz) Piracicaba - SP

1994 - I Salão Santos Dumont Menção Honrosa Aeroporto Internacional Hercílio Luz Florianópolis - SC

1994 - Bienal Brasileira de Arte Naif Prêmio de Aquisição Piracicaba - SP

bottom of page